segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A beleza das estações

Naturalmente falando temos quatro estações no ano que nos são conhecidas: primavera, verão, outono e inverno. Creio que se nos perguntassem sobre características de cada uma delas saberíamos responder. Como por exemplo, sabemos que o verão é quente, o inverno é frio, no outono as folhas caem, e na primavera as flores aparecem. Mas existem algumas curiosidades sobre as estações que muitos de nós não sabemos, e que podem mudar muito nosso modo de ver as mesmas. 

Você sabia que existem flores que só nascem no inverno? Uma flor chamada “Falso-Íris” é uma delas. Ela se adapta facilmente a condições de sombra e precisa de muita água para irrigar sua terra. Já ouviu falar na expressão “chuva de verão”? Muita gente usa essa expressão pra remeter a coisas passageiras. Mas a chuva de verão tem sua importância; ela acontece quando o clima está muito quente, pra aliviar o calor. 

Não vou entrar em detalhes sobre as curiosidades, mas esses exemplos foram só pra você saber que apesar de existirem fatos marcantes sobre as estações também existem mais coisas que parecem impossíveis de acontecer, mas que acontecem. Soa estranho dizer que num período como o inverno possa nascer uma flor tão bonita e que se adapta tão bem ao frio porque estamos acostumados com a ideia de que belas flores só nascem na primavera. Também soa estranho imaginar aquela chuva atrapalhando nosso dia de praia e sol durante o verão, não é?! Mas Deus é sabedoria pura e fez todas essas coisas assim; Ele adora transformar o improvável em realidade.

Deus quer te dizer algo: aprenda a enxergar a beleza das estações que você vive. Talvez você esteja se sentindo num intenso e rigoroso inverno... Talvez os dias estejam sendo frios, chuvosos, sem nenhum “olhinho” de sol pra alegrar. Mas lembre-se das flores que SÓ nascem no inverno! Talvez você esteja em um intenso verão que tá queimando como fogo, mas lembre-se: o fogo refina, purifica, prepara o ouro. Quando estiver quente demais, a chuva de verão vai vir. E você sabia que as gotas da chuva de verão são mais geladas e caem com mais força do que em uma chuva “normal”? O refrigério e a graça de Deus vão cair sobre você como chuva de verão, te restaurando e te impulsionando a prosseguir e a perseverar em seu processo de refinamento. Aprenda a entender que apesar das folhas caindo, das mudanças bruscas de temperatura, das noites mais longas que os dias, o outono é considerado a estação onde mais acontecem colheitas. Aprenda que pra chegar de novo da primavera, você vai ter que passar por todas as outras estações. 

Pode parecer que não há nada demais acontecendo na sua vida. Você ora, ora, se consagra, busca, mas parece que tudo fica do mesmo jeito. Entenda suas estações... Vai ter uma hora que a primavera vai chegar, e tudo o que você fez nas outras estações vai ser revelado. Toda sua consagração, toda sua entrega, todas as suas renuncias, tudo isso vai aparecer em forma de lindas e perfumadas flores em uma linda, perfumada e gigante árvore, que vai atrair admiradores e observadores quer pelo seu perfume, quer pela sua sombra. 

Deus nos levantou nesse mundo como Sua própria Luz. Quando decidimos nos aproximar mais e mais Dele, nossa luz passa a brilhar cada vez mais forte... Jesus disse: “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:14-16. Passe por todas as outras estações de forma tal que quando a primavera chegue a beleza da sua luz resplandeça diante dos homens, pra que o Senhor seja glorificado através de você. Não desista por causa do frio, das folhas caindo, ou do calor excessivo. A primavera pode chegar a qualquer momento. Lembre-se: o criador das estações habita dentro de você, e você não está sozinho (a)!

Um comentário: