quinta-feira, 13 de junho de 2013

Excelência

Sempre que alguma palavra começa a martelar na minha cabeça, gosto de procurar o significado no dicionário, pra que eu entenda melhor do que essa palavra se trata, do que ela representa. A palavra da vez é EXCELÊNCIA. Vamos ao dicionário:  

excelência |eis| 
(latim excellentia, -ae) 
s. f.
1. Qualidade do que é excelente.
2. Grau elevado de perfeição, de bondade. = SUPERIORIDADE
3. Forma de tratamento destinada a pessoas nobres ou ilustres, e em geral dada às pessoas consideradas de alta categoria 
social,  nomeadamente em correspondência formal 


Gosto do segundo significado "grau elevado de perfeição". Uma coisa perfeita é sem defeitos, é boa do jeito que ela é. Mas onde eu quero chegar com essa palavra? Quero chegar na excelência de nossas vidas, do que temos que fazer, seja escola, universidade, trabalho ou igreja. Infelizmente muitos dentro da igreja seguem uma linha de pensamento um tanto quanto enganosa, se assim posso chamar. São excelentes nas atividades da igreja, estão, se possível, de segunda a segunda lá, chegam, se preciso, 2 horas antes do horário normal do culto... Isso não é errado, pelo contrário, as coisas de Deus tem sim que ser feitas com esmero, com cuidado. Mas o que tem acontecido é que algumas dessas pessoas tem "levado na barriga" a vida secular, no que se diz estudo e trabalho. Não levam a sério, não estudam, repetem na escola, perdem as cadeiras, chegam atrasados na aula e/ou trabalho, fazem as coisas de qualquer jeito.

E quer saber, Deus não olha pra você e bate palma porque na igreja você é 10, mas fora dela você é 0. Eu sempre tive convicção de que uma vida dá muito mais testemunho do que palavras. Então é incoerente se você dá 10000% na igreja, mas nas outras coisas, se você se esforçar 20% já é muito. Precisamos dar o nosso melhor EM TUDO que fazemos. As pessoas precisam olhar pra nós e ver diferença, não só num comportamento, na conversa ou no modo de vestir, mas também na nossa seriedade com a vida, até porque, por mais que saibamos que as coisas materiais ficarão quando Jesus voltar, é necessário que as façamos DIREITO, porque foi Deus quem nos confiou essas coisas. Então se você tá vivendo uma fase de 
estudos, estude direito, estude muito, se esforce, tire notas boas, pra que seus colegas te olhem e vejam que a diferença que você tem vai muito mais além de ir pra igreja toda semana, mas que você também é estudioso e que crente não é alienado e burro! Se você tá na fase do trabalho, faça as coisas direito, respeite seu chefe, chegue na hora, faça além do que te pedem, dê o seu melhor pra que seus colegas vejam que crente também trabalha e também se esforça nisso.

As vezes nós não temos noção do quanto somos observados pelas pessoas. Somos o "tipo" de gente que sempre tem alguém olhando pronto pra criticar ou pra elogiar... Eu não quero ser motivo de vergonha pro evangelho, não quero que olhem pra mim e digam que sou preguiçosa, que não estudo, perco as cadeiras, nem me interesso pelo curso. Talvez essas coisas aconteçam e não tem nada a ver com o fato de eu ser crente e estar envolvida nas coisas da igreja, mas infelizmente as pessoas associam tudo na nossa vida a isso. Isso faz parte do "contrato" de ser Cristão e temos que estar preparados pra escutar de tudo. 

Resumindo essa história todinha, seja excelente na sua vida por completo, em todas as áreas. Mostre as pessoas do mundo que uma vida com Deus não te impede de viver a vida secular, que a gente também estuda, também trabalha e que a gente faz isso com 100% de esforço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário