terça-feira, 6 de agosto de 2013

Imitando Paulo

“No passado, todas essas coisas valiam muito para mim; mas agora, por causa de Cristo, considero que não tem nenhum valor. E não somente essas coisas, mas considero tudo uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor. Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo e estar unido com ele. Eu já não procuro mais ser aceito por Deus por causa da minha obediência a lei. Pois agora é por meio da minha fé em Cristo que eu sou aceito; essa aceitação vem de Deus e se baseia na fé. Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte, com a esperança de que eu mesmo seja ressuscitado da morte para a vida.” Filipenses 3:8-11 NHTL

Esse trecho me veio ao coração nesse último domingo. Quando fui procura-lo li várias versões, mas essa foi a que mais me impactou. É um texto bem forte... Paulo foi bem categórico em suas colocações. Admiro Paulo por inúmeras coisas, mas uma delas é sua firmeza: ele sabia quem ele era. Ele sabia quem Deus era. E ele O queria mais do que tudo.

Paulo chegou a um estágio em sua vida onde nada mais, além de Deus, poderia satisfazê-lo. Se você prestar atenção aos versos que antecedem estes que começam o post, ele fala sobre as coisas que ele considerava como lucro: “(...) embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança. Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível...”. Em seguida, ele diz: “Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda por causa de Cristo...”. 

Eu tenho me sentido assim, como Paulo. Não sei se consigo descrever o que tem dentro de mim, mas vou tentar: nem mesmo imaginar os meus maiores sonhos sendo realizados me satisfaz mais. A única coisa que consegue me satisfazer é ELE. É a vida DELE em mim. São os sonhos DELE. São os planos DELE. São os projetos DELE. O que me satisfaz é lembrar que eu nasci pra ser a expressão da glória DELE. 

Eu vejo tanta gente se enchendo com coisas que não podem preenchê-las... “Existe no homem um vazio do tamanho de Deus”. Dostoievski disse isso, e ele está 100% certo. Você pode até tentar, mas não vai se sentir plenamente satisfeito com outras coisas. Nem com seus maiores sonhos sendo realizados, nem com dinheiro, nem com aquele carinha ou aquela menina de quem você tanto gosta, nem com sua família, nem com seus amigos, nem com um status, nem com honra de homens. Só Deus pode preencher você. Não tente enganar a fome que o seu coração tem de Deus com coisas que não tem sustância; ele é como nosso estômago. A gente pode até tentar comer besteiras, mas só comida de verdade mata nossa fome. Só Deus e Sua Palavra podem saciar a fome do nosso coração. Então pra que viver buscando o que não pode nos sustentar? 

Eu tenho desejado muito mais do que cafés pequenos, do que aperitivos, do que pequenas porções. Eu quero mais de Deus, muito mais. Tô que nem Paulo: tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. E tô considerando tudo uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor: conhecer completamente Cristo Jesus, o MEU SENHOR.

Quero com esse post te encorajar a buscar o Senhor com TUDO o que existe dentro de você, a considerar como perda tudo aquilo que toma o lugar de primazia, que deve ser DELE, na sua vida. Paulo considerou essas coisas como lixo... Que forte! E ele nos recomendou nos versos seguintes: “(...) sigam unidos o meu exemplo...”; e aí? Vai seguir o exemplo de Paulo ou vai continuar tentando saciar a fome do seu coração com qualquer coisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário