quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O outro lado do perdão

Algo tem ardido em meu coração em relação a PERDÃO
Perdoar aos outros? Sim. Mas e quanto a perdoar a si mesmo?

Acho que nem é algo tão discutido, algo que não pensamos com frequência, mas é tão importante quanto o perdão aos outros. Perdoar a você mesmo por algo que você fez a outra pessoa, por alguma atitude tomada sem pensar (quem nunca?). Deixar isso pra trás, largar esse peso, esse fardo desnecessário. Liberar perdão  pra você mesmo te libera pra viver outras coisas, te libera pra viver mais leve, entendendo que depois que se pede perdão a Deus, tá tudo resolvido, tá tudo em paz, Ele mesmo já nem lembra mais ("Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados." Isaías 43:25)

Inúmeros versículos na bíblia falam sobre o perdão, perdoar. Mas não paramos pra pensar que todos eles se aplicam na ação reflexiva, ou seja, uma ação que você pratica e sofre os efeitos dela. Não se aplica somente aos outros, uma ação de uma pessoa para a outra, ou de Deus para os homens. Um dos  maiores impedimentos pra o nosso crescimento sabe o que é? NÓS MESMOS! Não são as outras pessoas, não é nem o satanás, somos nós. Porque é na nossa mente que rondam inúmeros pensamentos (errados, negativos, de tristeza, de desânimo). Por mais que palavras de outras pessoas nos atinjam, e que o diabo também tente nos infectar, no final das contas, cabe a nós a decisão de aceitar esses pensamentos ou não. Então, sim, no fim, somos o nosso maior adversário.

Algumas vezes tomamos atitudes sem pensar, somos levados pelo momento, pela vontade, pela raiva e fazemos uma coisa que não deveria ter sido feita, que poderíamos ter evitado e como tudo na vida, ela traz uma consequência, boa ou ruim, mas traz. E aí depois dela vem a consciência, o arrependimento, você pede perdão a Deus e parece estar tudo bem.

Mas aí vem o diabo com sua sementinha do mal e começa a te condenar por algo que já estava resolvido. Te traz a mente que você estragou tudo, você fez tudo errado, a culpa é toda sua, "por que eu fiz isso?". E todas essas coisas começam a te fazer mal, te colocar pra baixo, te derrubar, tirar tua paz, teu sono e você desconsidera o precioso perdão de Deus.

O que fazer nessas horas? Como agir?
Lembre-se sempre do que a Palavra fala sobre isso, Deus já te perdoou, está apagado, consumado, já era, game over! Declare a Palavra com ousadia, fale alto pra calar a voz do inferno, a voz que te condena, que te coloca pra baixo. Toda vez que o pensamento voltar, recuse-o, fale a Palavra novamente, até que esses pensamentos cessem. Do mesmo jeito que você se esforça pra perdoar outra pessoa, esforce-se pra se perdoar também, viva em paz com você mesmo, não deixe isso te prender a viver outras coisas, não guarde mágoa de si mesmo! Não se envenene, se perdoe, se Deus te perdoou, Deus, DEUS, quem é você pra não se perdoar? (Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9)

Do mesmo jeito que mágoas e rancor sobre outras pessoas te impedem de avançar nas coisas de Deus, a falta de perdão a si mesmo também faz assim. Perdão é bíblico, algo que o próprio Jesus nos ensinou e se quando não perdoamos outra pessoa estamos desobedecendo a Palavra de Deus, quando não nos perdoamos, a desobediência continua ali.

Então vá viver livre de condenação, se já pediu perdão a Deus, aquilo nem existe mais. Seja
cuidadoso pra que não aconteça outra vez, mas nada de culpa, se perdoe!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário