segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O tempo e as promessas

Ah, as promessas de Deus... Tão grandes, tão maiores que nossos próprios pensamentos ao nosso respeito... Com certeza Deus já te fez promessas. Com certeza Ele já te falou sobre coisas que você vai ser/fazer pra Ele, lugares aonde Ele irá te levar... Com certeza você mesmo (a), em algum momento, já fechou os olhos e se viu como Ele te vê. 

No capitulo 15 de Gênesis Deus promete a Abraão (que ainda era Abrão) um filho, e diz que sua descendência seria como as estrelas no céu: não se podem contar. E a Bíblia diz que Abrão creu no que Deus tinha dito (Gn 15:6). Só que um tempo depois disso, Sara (que ainda Era Sarai), resolve que Agar, sua serva, deveria se deitar com Abrão a fim de lhe dar um filho. Quando Ismael nasceu, Abraão tinha 86 anos. 

Eu pessoalmente considero essa decisão de Sara como um “atalho”. Supondo que pelo fato dela e Abraão serem casados, não creio que tivessem segredos um com o outro; portanto, acho que ela sabia da promessa que Deus havia feito a Abraão. E mesmo que não soubesse, Abraão sabia. E mesmo assim, aceitou a proposta de sua esposa. É como se o desespero por causa do relógio biológico um tanto quanto atrasado tivesse falado mais alto... Sara pode ter pensado: como posso eu, tão idosa, dar a luz a um filho? Mas, pulando para o final feliz, quando Isaque nasceu Abraão tinha 100 anos. Pelas minhas contas ele teve que esperar pelo menos 14 anos desde que Deus falou sobre a promessa (me baseei na idade que ele tinha quando Ismael nasceu). 14 anos... É muito tempo! E mesmo com aquele atalho que resultou em Ismael as promessas de Deus pra Abraão não mudaram. O plano “Isaque” ainda estava intacto. O tempo passou, Isaque chegou.

Muitas vezes não vai ser fácil esperar pelo cumprimento de algo que Deus te prometeu. Provavelmente você vai passar por um tempo de treinamento, vai ter que tomar algumas sopas de pedra, vai ter que ficar com o couro mais grosso... Sabe por quê? Porque essas experiências vão criar uma estrutura dentro de você, que vão te preparar pra chegada do que Deus prometeu. Você vai partir do “mais difícil” pra só então ser habilitado pra desfrutar do “fácil”.

Um exemplo prático: os carros das autoescolas possuem direção mecânica, aquela direção dura, pesada, e esse tipo de carro é a única opção que você tem pra aprender a dirigir, mesmo que o carro que você tenha em casa seja direção hidráulica (que por sinal é algo que eu tenho certeza que foi Deus que fez). Esses dias dirigi um pouco o carro da minha tia. Meu Deus, como é gostoso dirigir carro com direção hidráulica! Eu fico feliz, nem se compara ao stress que era dirigir o carro da autoescola. E quando eu cheguei em casa, Deus me chamou a atenção pra isso... Pra tirar a habilitação é necessário aprender a dirigir o mais difícil, pra só então chegar ao mais fácil, a direção hidráulica. Você pode ter 10 carros na garagem com este tipo de direção, mas você só vai poder dirigi-los quando for habilitado (a). 

Da mesma forma acontece com o que Deus nos prometeu: somente quando estivermos estruturados, preparados, habilitados para cumprir e desfrutar de Suas promessas é que elas vão chegar às nossas mãos. Como eu disse no começo, nem sempre vai ser fácil esperar... Mas o que não podemos esquecer NUNCA é que Aquele que fez a promessa é fiel pra cumpri-la. Não importa o tempo que passe, precisamos entender que nosso tempo não é como o de Deus, e que a hora que realmente importa é a que aparece no mostrador do relógio Dele. Vai acontecer. Mantenha-se pensando nas promessas, e crendo que elas vão se realizar. 

Seria muito fácil se Deus tivesse dito a Abraão quando Isaque chegaria. Seria muito fácil se Deus chegasse pra gente e nos mostrasse todo o plano Dele pra nós, com toda a agenda já programada... Não precisaríamos ter fé, porque já teríamos visto tudo o que ia acontecer. Em II Coríntios 5:7 diz que nós andamos por fé e não por vista. Quando você tem fé no que Deus disse, é como se você desse a Ele tijolos; e a medida que você vai crendo, Ele vai pavimentando a estrada rumo ao cumprimento da promessa... Por isso, espere e creia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário